Rio Grande do Sul registra cinco mortes por Covid-19 em menos de 24 horas

A Secretaria Estadual da Saúde registrou cinco mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul em menos de 24 horas. O número de óbitos saltou de 9 para 14. Estima-se que há mais de 130 pacientes recuperados em todo o estado – 105 deles em Porto Alegre, cinco em Passo Fundo e cinco em Lajeado. O Estado e o Ministério da Saúde não divulgam o número de pessoas recuperadas.

O 14º e último óbito até então foi confirmado na tarde desta quinta-feira (9). Trata-se de um homem, residente de São Leopoldo, tinha 66 anos era hipertenso e diabético, e fazia uso de insulina. Ele internou no dia 30 de março, segunda-feira. no hospital do município e no dia 3, sexta-feira, foi transferido para o Hospital de Clínicas.

Duas mortes foram registrados em Passo Fundo nesta quinta-feira. Um deles era um idoso de 89 anos, residente da cidade, e estava internado desde o dia 27 de março, sexta-feira. Ele apresentava doenças respiratória e neurológica crônicas. Foi o 13ª óbito pela doença no Estado.

A outra vítima de Passo Fundo era uma mulher de 61 anos. Ela internou na UTI no dia 29 de março, quinta-feira. A paciente tinha como doenças crônicas diabetes melitus e hipertensão. Foi o 12º óbito.

Já o 11º óbito foi registrado em Marau. Trata-se de um homem de 53 anos que tinha histórico de insuficiência cardíaca. A vítima procurou atendimento no hospital do município no dia 28 de março, sábado, e foi transferido para Passo Fundo no mesmo dia, onde internou na UTI. O diagnóstico no Lacen saiu no dia 1º de abril, dois dias após a chegada da amostra no laboratório em Porto Alegre.

Por fim, o 10º óbito foi registrado em Porto Alegre. Um homem de 81 anos que estava internado desde o dia 20 de março na UTI do Hospital de Clínicas. Os sintomas iniciaram dois dias depois. A vítima havia retornado da Espanha com escala na Itália e tem histórico de comorbidade.

Número de casos confirmados passa dos 600

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou na manhã desta quinta-feira que há 618 casos confirmados no Rio Grande do Sul. Nas últimas horas, foram registrados 37 novos casos nas cidades de Porto Alegre (25 novos), Arroio dos Ratos (2), Caxias do Sul, Cidreira, Esteio, Marau (2), Montenegro, Santo Antônio da Patrulha, Serafina Corrêa (2) e Uruguaiana.

Do número total de casos, mais da metade está concentrada em Porto Alegre. Ao todo, são 74 municípios do
Estado que possuem pessoas infectadas, os quais representam 65,6% da população total do Estado.

Desde o dia 23 de março, quando o Rio Grande do Sul confirmou a transmissão comunitário do coronavírus, foi realizada uma mudança de protocolo para testar somente casos mais graves e profissionais de saúde com sintomas. Dez dias após a confirmado do primeiros paciente, o número de casos já havia passado de 50. A partir desta data, o Estado deixou de divulgar a quantidade de casos suspeitos.

Jovens e adultos correspondem a 66% dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul

Dos 618 casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul até a manhã desta quarta-feira (8), 411 são jovens e adultos. Já o número de idosos infectados com mais de 60 anos é 191.

Cerca de 66,5% dos pacientes possuem de 20 a 59 anos, enquanto 31,5% são idosos, que possuem maior possibilidade de serem internados e falecerem. Há também 2 casos de crianças com menos de 1 ano, três com idade entre 5 e 9 anos, dois com idade entre 10 e 14 anos e nove com idade entre 15 e 19 anos.

O Rio Grande do Sul é o estado com a maior proporção de idosos: conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos, todos aqueles cidadãos com 60 anos ou mais, representam 18,3% (cerca de 2 milhões) da população gaúcha (11,3 milhões). Já a quantidade da população ativa (15 aos 59) representa 63,9%.

Boa notícia

A boa notícia é que já foram descartados 35 casos na área de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde. Há somente um caso confirmado, em Ajuricaba.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp