Recantos da Colônia é o primeiro roteiro turístico para o interior de Panambi e região

O roteiro turístico Recantos da Colônia oportuniza conhecer as belezas e a cultura do interior de Panambi. Lançado durante a 11ª Fecolônia e 3ª Festa das Flores, o roteiro conta com onze propriedades rurais localizadas nos municípios de Panambi, Condor e Pejuçara. Cada uma delas com diferentes atrações, que valorizam a história e cultura da comunidade local, a beleza da natureza e a gastronomia rural.

A visitação só pode ser feita em grupo e mediante agendamento prévio pelo telefone (55) 3376 9120. O roteiro pode ser elaborado conforme as necessidades dos grupos, podendo ser montadas propostas de 1 ou 2 dias.

O desenvolvimento do turismo rural em Panambi aconteceu através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental – SDE, pelo Programa de Turismo Rural do SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de Panambi e com apoio da EMATER.

As atividades tiveram início em maio de 2018, com um grupo de 15 famílias, sendo 2 do município de Condor, 1 de Pejuçara e 12 de Panambi, com o objetivo de identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e possibilidade de aumento de renda da propriedade rural.

Nesse processo, a SDE, através da Coordenadoria de Turismo ofereceu suporte na organização dos encontros, acompanhamento de todas as atividades, aporte financeiro para as visitas técnicas e coordenação das ações do grupo até a sua formalização. A próxima etapa será a sinalização com placas de identificação nas propriedades envolvidas que deverá estar concluída até o final do ano.

O turismo rural é uma atividade que dá valor para o interior e o produtor rural, além de promover lazer e saúde a quem participa. Para as famílias, a inclusão no projeto “Recantos da Colônia” significa um complemento das suas atividades econômicas.