Projeto Piloto para utilização do Castramóvel teve início no bairro Wolgien

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

Na manhã de ontem, 25 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao projeto piloto que leva o Castramóvel até os bairros do município. Iniciado no bairro Wolgien o projeto visa primeiramente castrar animais de rua, e de famílias com grande número de cães e gatos.

Ao todo foram castrados 18 animais do bairro Wolgien. O projeto que foi articulado incialmente com o Poder Público através da Vereadora Clarice Morche (PDT), agora tem início junto à comunidade e vem sendo desenvolvido pelas Agentes Municipais de Saúde em parceria com as alunas do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, que atuam no projeto “Educar para não abandonar: mapeamento da situação de abandono, um caminho para a transformação”.

Antes do início das castrações foi realizado um Senso, para mapear o número de animais que moram no bairro, através de um questionário desenvolvido pelas alunas do IFFAR e aplicado pelas mesmas junto as Agentes de Saúde. Este senso é importante passo para que se tenha um controle da população animal e, consequentemente, dos abandonos. Além das castrações será realizado o acompanhamento dos animais para garantir a recuperação de todos.

O projeto está sendo aprimorado para que no futuro possa atender outros bairros e participar do “Bairro em Ação”, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e já acontece em todos os bairros do município. A ideia é que o projeto possa passar a contar com a participação do Castramóvel, e atender mais uma demanda da comunidade.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp