Programa Papo de Responsa da Polícia Civil já conversou com quase 2 mil alunos de Panambi em 2019

Desenvolvido pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o Papo de Responsa é um programa que visa levar agentes da segurança pública ao ambiente escolar para debater temas voltados à prevenção da violência. Os assuntos são abordados em um bate-papo bastante descontraído, fazendo com que alunos de escolas públicas do ensino fundamental e ensino médio absorvam o aprendizado.

Conforme o Delegado de Polícia de Panambi, o Papo de Responsa aborda questões como bullying, crimes de internet, drogas, entre outros conteúdos -tais como escolhas de vida e oportunidades, fortalecimento de vínculos, família. “O programa sinaliza e orienta os jovens a buscar fazer as escolhas corretas nessa trajetória. Ele insere a ideia da importância de sonhar e de saber buscar os seus sonhos, realização profissional e pessoal. Também aborda a questão do senso de responsabilidade, salientando que o futuro dos jovens depende apenas das escolhas que eles farão ao longo da vida”, explica.

Em Panambi, os números divulgados pela Polícia Civil à Rádio Sulbrasileira mostram que o programa têm surtido efeito: até o mês de outubro de 2019, foram realizados 22 encontros em dez escolas da rede pública e privada de Panambi – as E.M.E.F. Conrado Doeth, Bom Pastor, Dona Leopoldina, Rui Barbosa e Waldenor Winkler, E.E.E.M. Paulo Freire, Anchieta e Pindorama, E.E.E.B. Poncho Verde e o Colégio Evangélico Panambi – e em uma instituição de ensino em Condor – Escola Municipal Bruno Laux. Em algumas delas, foram realizados mais de um encontro.

Neste período, o programa dialogou com cerca de 1.927 alunos. O delegado Fleury destaca que são as próprias instituições escolares que procuram a Polícia Civil pedindo para que o Papo de Responsa ocorra em suas salas de aulas. É um projeto que está sendo bastante demandado. “Não vamos até a escola oferecer. Fiz algumas divulgações do programa e foram nos contatando pedindo para participar. Uma escola faz, a outra fica sabendo, liga para nós e marca também.”