Primeiro óbito por Covid-19 na região é registrado em Santo Augusto

A Prefeitura de Santo Augusto informou que uma mulher de Santo Augusto que faleceu no último domingo (31/05) teve resultado confirmado para Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, trata-se do primeiro caso e da primeira morte pela doença confirmada no município. É também a primeira morte registrada na área de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde, no qual estão inseridos também Panambi, Condor e Ijuí.

A vítima, de 55 anos, tinha dificuldades respiratórias e foi avaliada no Hospital Bom Pastor. Ela apresentava comorbidades como diabetes, hipertensão, cardiopatia e obesidade. Após seu estado de saúde piorar, ela precisou ser transferida para Três de Maio no domingo, onde veio a óbito. 

De acordo com a prefeitura, tanto a paciente quanto os familiares não informaram no momento da internação se a paciente havia viajado recentemente ou se recebeu visita de pessoas de outros municípios.

Porém, após o óbito, a Vigilância Epidemiológica passou a investigar o caso e constataram que a paciente havia visitado outra cidade e retornado há 10 dias. Ela também recebeu visitas de familiares de municípios onde há casos positivos. Informamos também que a paciente não procurou o sistema de saúde anteriormente ao dia da internação. 

O município ressalta que todas as medidas de prevenção à transmissão foram tomadas pela equipe, inclusive a não realização do velório, bem como o rastreio, monitoramento e isolamento dos familiares e contatos. 

Por conta própria, os familiares da paciente foram para outra cidade e a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica daquele município para repassar informações para que seja realizado o monitoramento destas pessoas.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp