Primeira remessa de doses da vacina já foi utilizada. Previsão da chegada mais doses para a próxima sexta-feira (27)

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários que são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas com o objetivo de atender as demais pessoas da comunidade. Objetivo da Campanha é alcançar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.

Por ter sido antecipada a Campanha, o Ministério da Saúde não dispõe de todo o estoque necessário no primeiro momento, porém mais doses deverão ser produzidas e distribuídas ao longo da campanha. Até o momento, a pasta enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus (COVID-19), já que os sintomas são parecidos.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Em Panambi não há mais doses da vacina disponíveis nos 12 ESF’s, a previsão é que até sexta-feira dia 27, já estejam disponibilizadas as vacinas na rede municipal de saúde.

Prefeito Daniel Hinnah solicita que as pessoas não se desloquem até as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) entre hoje e amanhã, evitando assim aglomeração de pessoas e contribuindo para a prevenção do controla da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp