Prefeitura de Panambi publica novo decreto para permitir reabertura do comércio

Diante da decisão do governador Eduardo Leite de manter a restrição das atividades econômicos somente nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra Gaúcha, a Prefeitura de Panambi publicou no final da tarde desta quarta-feira (15) um novo decreto que flexibiliza a reabertura do comércio a partir de quinta-feira (16).

O novo documento autoriza o funcionamento dos estabelecimentos do comércio e de prestação de serviços que não são considerados essenciais. No entanto, eles deverão atender obrigatoriamente as seguintes regras:

  • Manter o limite de 20% da capacidade máxima de lotação prevista no alvará de funcionamento ou Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) para evitar a aglomeração de pessoas;
  • Observar as regras de prevenção e higienização;
  • Adotar as providências necessárias ao cumprimento das diretrizes sanitárias de distanciamento interpessoal, observando as recomendações técnicas determinadas pelo Ministério da Saúde ou Secretaria Municipal da Saúde.

Embora não conste no decreto, as portas e as janelas dos estabelecimentos deverão permanecer abertas, com a orientação de não utilizar o ar-condicionado. Para atendimento ao público, todos os atendentes e prestadores de serviços são obrigados a utilizar máscaras.

Além disso, fica recomendada a todos os panambienses a utilização de máscaras de proteção ao saírem de casa e realizar uma atividade que interrompa – ainda que temporariamente – o isolamento social.

Por fim, é obrigatória a utilização de máscaras de proteção a todos os usuários de transporte público coletivo e de transporte individual privado de passageiros, sujeito à fiscalização pelo Poder Público e prestadores de serviços de transporte.

Em entrevista à Rádio Sulbrasileira, realizada logo após o anúncio do Governador Eduardo Leite, o prefeito de Panambi Daniel Hinnah falou sobre o novo decreto. Ressaltou, que, até o momento, todos os casos suspeitos de Covid-19 em Panambi foram descartados. Além disso, há somente um caso confirmado na região, em Ajuricaba.

Ele reforça que as academias não poderão abrir e as escolas e instituições de ensino seguirão fechadas pelo menos até o final do mês de abril.

Confira a entrevista com o prefeito feita pelo repórter Renato Bueno:

Prefeito Daniel divulga novo decreto para Panambi que valerá a partir do dia 16 de abril.

Posted by Rádio Sulbrasileira on Wednesday, April 15, 2020

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp