Prefeito cobra do Dnit providências na BR-158 e na BR-285

O Prefeito Daniel Hinnah esteve na sede Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Porto Alegre na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, para cobrar providências na BR-158 e na BR-285. No encontro, conversou com o superintendente regional do departamento, Delmar Pellegrini Filho, e seu substituto Pedro Luzardo Filho.

Ele solicitou que as lombadas eletrônicas instaladas na travessia urbana da BR-158, no bairro Pavão, sejam colocadas em funcionamento com urgência. Salientou que, no último final de semana, um idoso de 81 anos morreu após ter sido atropelado na rodovia.

No entanto, conforme o prefeito em entrevista ao Alô Comunidade, isso pode demorar a ocorrer devido a uma burocracia que impede que o equipamento seja ligado. “O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que não ligaria mais lombadas eletrônicas, mas em lugares como esse precisa para a segurança da população”, reforça.

Daniel ressalta que o município precisou pagar por leito na UTI do Hospital da Unimed em Ijuí para João Stolberg, 81 anos, vítima do atropelamento no sábado (19), o que já foi feito outras vezes.

“Há uns meses, estive no Ministro da Infraestrutura e o ministro disse que as lombadas tem um custo de aluguel e é caro. Mas agora fica evidente que não é caro, porque só a UTI que a gente pagou nestes dias que o cidadão precisou utilizar paga o aluguel do ano inteiro das lombadas eletrônicas ali. E a gente precisa salvar vidas.”

Daniel também cobrou o estudo e projeto de adequações no trânsito na área de domínio do DNIT na mesma travessia urbana da BR-158 no bairro Pavão. “Poderá ter impacto para quem usa diariamente ali, mas teremos que fazer as modificações pela segurança das pessoas que trafegam ali”, afirmou.

Adequação do trevo de acesso e duplicação da BR-285

Em relação à BR-285, o prefeito reivindicou a adequação do trevo de acesso à Panambi, próximo ao Posto 300. Para ele, o modelo atual de rótula vazada, traz muitos riscos a quem trafega no local.

Por fim, o prefeito solicitou a elaboração do projeto de duplicação da BR-285 de Panambi até Entre-Ijuís, cuja informação recebida é de que o Governo Federal está contratando a elaboração do projeto nos próximos meses, um avanço importante neste pleito regional. “Tenho certeza que vai levar alguns anos para a duplicação acontecer realmente. Mas estamos conquistando mais um passo”. afirma Daniel.

A equipe do Dnit informou ao prefeito que estão contratando o projeto de duplicação, que é o primeiro passo. “Primeiro não tinha orçamento para fazer o projeto, e só o projeto técnico de engenharia passa dos R$ 2 milhões para fazer. E agora me informaram que está sendo contratado para o projeto de duplicação de Panambi até Entre-Ijuís.