Panambi registra quinto caso de dengue

Mais um caso de dengue foi confirmado em Panambi. Com isso, já são cinco casos no município, quatro confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) e um por exame particular, de acordo com a coordenadora de endemias, Carla Regina Schimuneck.

A quarta paciente é moradora do Bairro Erica. Nesta quinta-feira (26), após às 17h, será feita a aplicação de veneno na área da residência para combater o foco do mosquito. Ela veio de Mato Grosso durante as férias e ao voltar já apresentada os sintomas. Este é o primeiro caso importado de Panambi em 2020. Os demais casos são autóctones, ou seja, foram contraídos no município.

Há também mais dois casos suspeitos, um no Centro e outro no Bairro Kuhn. Ao todo, há quatro casos suspeitos e dois descartados.

Nesta sexta-feira (27), às 6h30, será feito no Centro, próximo à Cotripal, e no final da tarde no Bairro Kuhn. Já no sábado (28), será feito no Centro próximo à residência da paciente com caso suspeito de dengue. Por fim, à tarde, será feito no Bairro Arco-Íris, nas proximidades da E.E.E.M. Paulo Freire.

A coordenadora de endemias reforça a necessidade de fazer a limpeza dos pátios. “Está crítica a situação. O pessoal está mais preocupada com o Covid-19 e esqueceu dos pátios”, afirma. Recentemente, a prefeitura de Panambi realizou uma campanha pedindo para que as pessoas aproveitem o momento de isolamento em casa, devido ao coronavírus, e fazer as ações necessárias de prevenção contra o aedes aegypti.

Infestada

Panambi está entre os 383 municípios do Rio Grande do Sul considerados infestados pelo aedes aegypti. Todas as cidades atendidas pela 17ª Coordenadoria Regional da Saúde – que além de Panambi, tem Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Pejuçara, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova – estão infestadas.

Somente em Ijuí, foram confirmados 14 casos desde o início de 2020. Já foram notificados oitenta e nove casos com suspeita de  dengue, cinqüenta e nove  foram descartados, dois são importados, doze autóctones, um inconclusivo e vinte e um aguardando resultado do Laboratório Central. Os últimos dois casos confirmados são do bairro Storch e Jardim.

No Rio Grande do Sul, foram confirmados 199 casos de dengue até o início de março. Há 713 casos suspeitos em todo o estado.

Desde janeiro de 2020, o Brasil já registrou mais de 390 mil casos de dengue. Ao todo, 106 pessoas morreram em decorrência da doença. Permanecem em investigação 182 óbitos.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sul Brasileira
X