Panambi entra na bandeira vermelha

A região de Ijuí – da qual fazem parte Panambi e Ijuí – entrou na bandeira vermelha no o mapa preliminar da 11ª rodada do distanciamento controlado, divulgado nesta sexta-feira (17/7). Isso significa que há baixa capacidade do sistema de saúde ou alta propagação do vírus.

Conforme o boletim epidemiológico da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde, são 494 casos e seis óbitos confirmados na região. Ijuí lidera 314 pessoas infectadas e dois óbitos.

Até a décima rodada do Distanciamento Controlado, a região vinha obtendo bandeiras amarela e laranja.

Porém, além do impacto dos indicadores macrorregionais e estaduais de Capacidade e de Mudança da Capacidade de Atendimento, a classificação foi alterada devido às hospitalizações registradas para Covid-19, que apresentaram um aumento expressivo nos últimos sete dias frente a semana anterior, passando de duas para sete hospitalizações.

No caso dos internados em leitos de UTI por Síndrome Respiratória Aguda, a região passou de um para quatro pacientes.

Apesar da melhora no indicador da razão entre ativos na última semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana, o indicador de hospitalizações a cada 100 mil habitantes piorou entre as semanas, passando de bandeira amarela para laranja.

Em entrevista à Rádio Sulbrasileira, o prefeito Daniel Hinnah afirmou que vai recorrer da decisão preliminar. “Vamos primeiro fazer a ação em conjunto com os outros municípios da região, porque é a Amuplam que recorre como um grupo para ficarmos na bandeira laranja. Visto que, na primeira análise, são indicadores estaduais que estão levando nosso município e região para a bandeira vermelha. A situação mais complicada é do Estado e não da nossa região”, disse.

Caso o Estado mantenha o município na bandeira vermelha, a prefeitura pode manter por meio de decreto as regras da classificação laranja, uma vez que o município não apresentou internações nem óbitos nos últimos dias.

O agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Das 20 regiões do Distanciamento Controlado, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio).

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp