Panambi em pauta na Secretaria Estadual da Saúde

Prefeito Daniel Hinnah, em reunião na manhã de ontem, com a Secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann, obteve a confirmação de repasse de R$ 102 mil pagos ao município de Panambi, como parte do pagamento da dívida do Estado com o município. O valor extra foi creditado como forma de apoio na situação de emergência causada pelo temporal de granizo, ocorrido há dois meses, e que causou danos a diversos postos de saúde, além de prédios públicos, empresas e residências. A dívida acumulada desde 2013 do Estado para com o município ainda soma R$ 3,9 milhões e o Governo do Estado pretende pagar parte dessa dívida com dação em pagamento de imóveis que pertencem ao Estado em Panambi.
Acompanhado pelo Deputado Estadual Tiago Simon (MDB), o prefeito Daniel tratou com a Secretária Arita e sua equipe sobre as dificuldades recorrentes para conseguir leitos de UTI pelo SUS, sendo necessário que o município providencie leitos particulares, em algumas situações.
A Secretaria da Saúde comprometeu-se em aperfeiçoar o sistema de gerenciamento de leitos, além de capacitar os profissionais de Panambi e região no sistema e no processo de regulação, além de assumir o compromisso de vir para a região o mais breve possível, para reunir-se com prefeitos, secretários de saúde, médicos e hospitais, para ajustar as soluções que estão sendo avaliadas.
Sobre o Hemocentro de Cruz Alta foi definido que ele passará a ter gestão compartilhada entre a Secretaria Estadual de Saúde e o município de Cruz Alta, viabilizando a continuidade do funcionamento.
Ainda na reunião a coordenadora adjunta do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (Daha), Carla Pertile, forneceu orientações para a contratualização do município com o Hospital Panambi e sobre a futura UPA.
Por fim, a Secretaria Arita anunciou o lançamento do aplicativo “Chamar 192 – Samu” que, a partir de agora, está disponível para agilizar a chamada de uma ambulância para casos de urgência e emergência em território gaúcho.