MetSul alerta para o risco de tempestades fortes no final do mês no RS

A MetSul Meteorologia antecipa que o período entre o fim deste mês de setembro e o começo do mês de outubro será de alto risco de tempo severo no Rio Grande do Sul com possibilidade de fortes a intensas tempestades. Com muitos dias de sol ainda pela frente e um cenário ainda não consolidado, é cedo para emitir alertas ou pontuar quais as regiões têm mais risco de tempestades no período, entretanto os modelos numéricos que são analisados pela MetSul têm sido consistentes em apontar rodada após rodada um cenário que vai exigir muita atenção.
As projeções computadorizadas estão a indicar para o período ao redor da virada do mês o ingresso de ar excepcionalmente quente no Estado. Modelos projetam temperatura em 850 hPa (ao nível de 1.500 metros) de até 25ºC. Valores de 20ºC já indicam ar muito quente e de 25ºC ou mais neste nível de altitude/pressão são excepcionalmente altos. Os mesmos dados indicam para o período valores de pressão atmosférica por demais baixos que poderiam chegar a 1.000 hPa ou menos. A atmosfera superaquecida e a pressão em valores muito baixos criam condições ideais para a ocorrência de tempestades bastante fortes.
Projeções de índices de instabilidade atmosféricas são mais confiáveis apenas em curto prazo, entretanto o que começam a sinalizar indica uma condição de alto risco de tempo severo, seja por vendavais ou granizo. A previsão indica índice de instabilidade para a virada deste mês com valores muito negativos apontando um alto risco de tempestades.
O tempo seco predomina com sol no Rio Grande do Sul até a sexta-feira. Alguns dados indicam chance de instabilidade muitíssimo isolada entre quinta e sexta. No decorrer do fim de semana o tempo vai mudar com áreas de instabilidade que vão trazer chuva para o Estado, dando início ao período de instabilidade que vai avançar com intervalos de melhoria até o começo de outubro e que pode trazer muitos temporais e alguns intensos.
Para Panambi, a previsão é de chuva entre o sábado e segunda-feira, com uma acumulado de 30mm

Fonte: MetSul
Redação: Sulbrasileira

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp