Mais de 11 mil panambienses devem ser imunizados na Campanha de vacinação contra a gripe que começa no dia 10 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com a diretora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Vânia Piaia Abreu, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais,.
Neste ano, de acordo com a enfermeira Vânia, aumentou a faixa etária das crianças. No ano passado eram menores de 05 anos e agora podem receber o medicamento menores de 06 anos.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.
Em Panambi 11.159 pessoas integram o público alvo da campanha. São 2.869 crianças, 4.607 idosos com mais de 60 anos, 647 trabalhadores em gestantes 77 puérperas, 2.068 pessoas com comorbidades e 424 professores . Os professores estão incluídos na vacinação, mas não constam da estatística do público alvo.
Enfermeira Vânia confirmou ainda que o Dia D será em 04 de maio. Será um sábado, com todos os postos de saúde funcionando das 8h às 17h