Jovem de 26 anos não apresenta sintomas de coronavírus, afirma Unidade Dom Bosco

A Unidade Dom Bosco Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus, em Santa Rosa, afirma que o panambiense de 26 anos não apresenta sintomas de coronavírus. O paciente, que está entre os três com suspeita de Covid-19 no município. foi transferido do Hospital de Panambi para a Unidade de Tratamento Intensivo do Dom Bosco na terça-feira (31) após o seu quadro clínico agravar.

De acordo com a assessoria do Hospital Vida & Saúde, responsável pelo atendimento da região macro missioneira – incluindo Panambi, o rapaz apresenta quadro estável e está com processo bacteriano, o que descartaria a suspeito de coronavírus.

Além do jovem, também está na UTI do Dom Bosco, um senhor de 71 anos que foi internado na quarta-feira (1º) com tosse, falta de ar e dor abdominal. Ele está em estado grave e foi feito a coleta para possível caso de Covid-19.   

Desde o último sábado (28), mais de 50 pessoas receberam atendimento na Unidade Dom Bosco Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus. A maioria dos casos foram ambulatoriais, com sintomas de gripe e casos respiratórios. Destes cinco estão internados em estado estável, os demais receberam atendimento e foram liberados.

O que diz o prefeito

Em entrevista à Rádio Sulbrasileira, o prefeito Daniel Hinnah afirmou que, apesar do parecer de outros médicos, o caso só poderá ser descartado se o resultado do exame, que está sendo feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), for negativo. “Para poder extinguir a possibilidade de coronavírus, só quando vier o resultado do laboratório.”

A previsão é de que o exame pode levar de cinco a dez dias para ficar pronto. “Estamos muito ansiosos como toda a comunidade. Espero que até amanhã [sexta-feira] chegue. Mas não temos uma confirmação ainda. “

Trinta leitos prontos na Unidade Dom Bosco Covid-19

A Unidade Dom Bosco Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus entrou em funcionamento no último sábado (28). São cerca de cem profissionais do Hospital Vida & Saúde atuando 24 horas no serviço. Neste primeiro momento, está no plano do Governo Estado para Santa Rosa dez leitos de UTI Adulto e vinte leitos clínicos e Ambulatório.   

Foram contratados novos funcionários, reformados espaços, adaptado sistema de informática e todos os processos padrões realizados no Vida & Saúde estão em funcionamento no Dom Bosco. De acordo com a instituição, os profissionais passaram por treinamento e estão recebendo toda estrutura e materiais para segurança. 

O Hospital Vida & Saúde está realizando o atendimento na Unidade Dom Bosco. “Com o esforço de todos conseguimos deixar pronto os trinta leitos e o ambulatório a tempo. Nesses primeiros dias tivemos um bom fluxo de pacientes, todos estão recebendo atendimento e orientações. Estamos com uma excelente estrutura e com profissionais capacitados para o atendimento”, a Diretora Geral, Vanderli de Barros.

O plano de atendimento do hospital com o estado é para a região macro missioneira, que inclui região de Santa Rosa, de Santo Ângelo e de Ijuí. As pessoas com sintomas de gripe devem procurar atendimento no Dom Bosco. As pessoas que viajaram recentemente e que estiverem com sintomas devem continuar fazendo contato primeiro com a Fundação pelo número: 99616-0074.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp