Dezembro deve ser mais chuvoso na região Sul do Brasil

A Climatempo informa que o próximo mês de dezembro deve ser mais chuvoso na região Sul do Brasil. Nesta área, inclusive com diversos pontos ultrapassando a média histórica.
De acordo coma previsão , a região está sob influência do fenômeno climático La Niña, que é resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Segundo as últimas atualizações dos órgãos de meteorologia internacional (Noaa, IRI), neste momento, com a presença de uma La Niña forte, com anomalia negativa de -1,3°C. Não significa que a La Niña será forte até o final do verão, a temperatura do Oceano deve começar a subir devagar já a partir da metade de dezembro.
A meteorologista Patricia Madeira informou que “Há previsão de mais chuva para o Sul no mês de dezembro do que estamos observando nos últimos meses, o que não seria esperado em anos de La Niña, mas em termos de clima, precisamos sempre olhar para todas as possíveis influências: a La Niña não é o único fenômeno que influencia o Sul do Brasil.” A meteorologista explica o real motivo dessa chuva: “Tem modificações de temperatura acontecendo no Oceano Atlântico e no sul do Pacífico, por isso as frentes frias vão começar a passar com maior efetividade sobre o Sul, o que traz mais umidade.”

Fonte: Climatempo

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp