Defensoria Pública inaugura oficialmente sua nova sede na cidade de Panambi

Nesta quarta-feira (4), foi inaugurada a nova sede da Defensoria Pública Regional (DPR) de Panambi. O espaço tem dois andares, ambiente climatizado, banheiro e guichês de atendimento individuais, que proporcionam maior privacidade aos assistidos. A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais, que lotaram o local, na Rua Gonçalves Dias, nº 410, bairro Nossa Senhora de Fátima.

Emocionada, a defensoria pública diretora regional da DPR de Panambi, Jaciara Barasuol Ritter, discursou sobre sua trajetória na instituição. “É a Defensoria que me realiza todos os dias como pessoa e como profissional. Nunca me passou pela cabeça ser defensora, mas sempre digo que é o concurso que nos escolhe, não somos nós. Por isso sou grata à DPE por ela ter me escolhido. Hoje eu não consigo me ver em outra profissão. Ela me faz feliz todos os dias. Nenhuma outra carreira faz a gente ajudar tanto as pessoas e a Defensoria sempre me possibilitou fazer parte de momentos importantes das comunidades onde atuei. Sinto-me grata por viver mais este momento na DPE”, disse.

Segundo a defensora pública-geral do estado em exercício, Liseane Hartmann, nos últimos anos foram inauguradas quase 40 novas sedes da Defensoria, em todo o estado. “A DPE vem aos poucos ocupando cada vez mais os espaços e demonstrando a importância de um atendimento qualificado e acolhedor. Também quer, com isso, mostrar que é uma instituição autônoma e que deve cumprir seu papel constitucional de acesso à justiça integral e gratuito.”

A defensora também mencionou a busca pelas soluções extrajudiciais, citando a Oficina das Famílias, oferecida em Panambi, bem como a criação das Câmaras de Conciliação e Mediação. O projeto SER Saúde, que visa à diminuição da judicialização da saúde, também foi mencionado por Liseane.

“O que o nosso assistido precisa é a solução do seu conflito e estamos buscando alternativas para que a população seja melhor atendida e seus problemas resolvidos sem precisar levá-los ao Judiciário.”

O presidente da Câmara de Vereadores de Panambi, vereador Vanderlei Silveira de Oliveira, ficou impressionado com os números de atendimento da DPR de Panambi. “Venho de uma comunidade carente e sei da necessidade da nossa população. As pessoas carentes precisam de vocês e tenho certeza que esse espaço será muito bem aproveitado.”

O crescimento da instituição também foi mencionado pelo juiz de direito da comarca de Panambi, Fabiano Zolet Baú. “Meu primeiro estágio foi na DPE, trabalhando com recursos limitadíssimos e hoje posso participar de uma solenidade em que um prédio inteiro foi preparado para que funcionários e assistidos tenham conforto e privacidade e sejam bem atendidos. A entrega desse prédio representa a materialização do uso dos impostos e recursos públicos. A DPE viu que Panambi merecia um local à altura da demanda que a cidade tem e quero agradecer esse investimento. Não podemos aceitar que o serviço público seja um peso, pelo contrário, é a melhor aplicação dos nossos impostos. Significa que o dinheiro da sociedade está sendo bem empregado.”

O convênio da Prefeitura de Panambi com a DPR foi mencionado pelo prefeito municipal, Daniel Hinnah. Por meio dessa parceria, um estagiário é cedido à instituição e auxilia nos atendimentos.

“A Defensoria tem a característica de ser a instituição do sistema de justiça que mais se aproxima de quem precisa e que promove justiça social.”

Participaram da inauguração o prefeito municipal de Condor, Valmir Land; o diretor da Promotoria de Justiça de Panambi em exercício, Fernando Freitas Consul; o subcorregedor-geral da Defensoria Pública, Marcelo Turela de Almeida; o presidente da Subseção da OAB/Panambi, Erni Arthur Vollbrecht; o representante da chefia da Polícia Civil, delegado Gustavo Germano da Silva Fleury; o representante do Comando da Brigada Militar, tenente Fábio da Costa Zolin; vereadores dos municípios de Panambi e Condor; a representante do Tabelionato de Notas de Panambi, Mara Weber; o oficial registrador de imóveis e registros especiais de Panambi, Paulo Aloísio Weber; os representantes da Associação Comercial e Industrial de Panambi, Eduardo Sperb e Andreia Lorenz; o diretor-geral da Câmara de Vereadores de Panambi, Vanderlei Silveira; a representante do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicruz, extensão Panambi, professora Carlise Zambra; e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Panambi, Margit Malheiro.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp