Covid-19: quase 80% dos pacientes estão curados no RS

Dos 9.919 pacientes com Covid-19 no Rio Grande do Sul até a noite de terça-feira (2), 7.918 (79.8%) estão recuperados, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. Há 1.756 (17.7%) infectados em recuperação.
Atualmente, 245 pessoas perderam a vida no estado devido a doença.

Lajeado segue sendo a cidade gaúcha com o maior número de casos no estado, 1.375 ao todo. No entanto, somente 65 estão ativos e 1.291 já estão recuperados. A cidade registra 19 mortes. Mais de 1.030 casos foram confirmados por testes rápidos realizados em sua maioria por empresas e indústrias do município.

A capital gaúcha apresenta o segundo maior número de casos no estado, 1.315. Destes, 617 estão recuperados, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. O número de óbitos é o maior do RS, 41 até a noite desta terça-feira (2). Há ainda 3.294 casos em análise e 3.443 negativos.

Já Passo Fundo é a terceira cidade com o maior número de casos do estado, 777 ao todo. Destes, 349 estão recuperados. Entre mais mais de 360 pacientes ativos, há 29 internados em UTI e 36 em leitos clínicos. A cidade também está entre as que possuem o maior número de mortes, 32 até o momento.

Região tem 48 casos confirmados

De acordo com o boletim epidemiológico da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde, há 48 casos confirmados em sua área de abrangência. Ijuí lidera com 21 pacientes, sendo que 13 estão curados de acordo com a prefeitura. Seis pessoas com Covid-19 estão em monitoramento domiciliar e três estão internados. O município ainda aguardo o resultado de cinco exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Condor apresenta o segundo maior número de casos da região, nove até o momento. Destes, sete estão recuperados e dois estão internados. O município ainda aguarda o resultado de sete exames – um paciente com suspeita está internado.

Também registram casos Ajuricaba (2), Campo Novo (1), Crissiumal (1), Humaitá (6), Inhacorá (1) São Martinho (6) e São Valério do Sul (1).

Apesar do número de casos ter aumentado nas últimas semanas, a região segue na bandeira amarela no Distanciamento Controlado, com baixo risco de contágio por Covid-19. Além disso, a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) está em 73,1%. Dos 26 leitos, 19 estão ocupados, sendo que nenhum dos pacientes está infectado ou tem suspeita de coronavírus. Há oito pacientes ocupando os leitos de Covid-19 fora de UTI e seis respiradores estão ocupados.

Caso de Panambi não foi descartado pela 17ª CRS

Apesar de um novo exame realizado na primeira paciente de Panambi diagnosticada por Covid-19 ter dado negativo, o caso não foi descartado pela 17ª Coordenadoria Regional da Saúde. Além disso, o município entrou nas estatísticas da Secretaria Estadual da Saúde.

A Rádio Sulbrasileira entrou em contato com a coordenadoria e foi informado que o novo exame não foi considerado pois o laboratório pelo qual foi feito não está capacitado pelo Ministério da Saúde. Além disso, de acordo com a 17ª CRS, a chance de dar um falso negativo é maior do que positivo.

Familiares da paciente foram testados e deram negativo. Até o momento, nenhum outro caso foi registrado no município. Nove casos haviam sido descartados. O município aguarda o resultado de outros dois casos.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp