Covid-19: mais de 30 milhões de casos em todo o mundo; 20 milhões estão recuperados

Os casos do novo coronavírus pelo mundo passam dos 30 milhões, de acordo com os dados da Universidade de John Hopkins. A pandemia não mostra sinais de desaceleração.

O número oficial de casos de covid-19 no mundo é agora mais de cinco vezes maior que o total de casos graves da gripe Influenza, registrados anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme o levantamento, há 20,5 milhões de pessoas recuperadas. A Índia lidera o número de recuperados, 4,1 milhões, seguido pelo Brasil (3,8 milhões), Estados Unidos da América (2,5 milhões), Rússia (898 mil) e Colômbia (615 mil).

A Índia está firme no foco como o mais recente epicentro da crise, com mais de 5,2 milhões de casos e 84,3 mil mortes, embora as Américas do Norte e do Sul combinadas ainda representem quase metade dos casos.

Os Estados Unidos segue liderando o número total de casos e óbitos, com 6.6 milhões de casos e quase 200 mil (197,6 mil) de vítimas fatais. O Brasil chegou nesta quinta-feira (17) a 4.455.386 infectados e 134.935 mortes, sendo o país com a maior quantidade de óbitos e casos na América do Sul.

Conforme a Reuters, os números globais de novos casos diários atingiram níveis recordes nos últimos dias e o total de mortos se aproxima de um milhão, enquanto a corrida internacional pelo desenvolvimento e comercialização de uma vacina para a doença aqueceu ainda mais.

Ao redor do mundo, quase um milhão de pessoas morreram por conta da covid-19, um indicador considerado atrasado dado o período de incubação do vírus, que é de duas semanas. O número supera de longe os piores cenários anuais de mortes ligadas à Influenza, que gira entre 290 e 650 mil.

Recorde

Nesta semana, a Índia se tornou o segundo país, depois dos Estados Unidos, a registrar mais de cinco milhões de casos. Na quinta-feira (17), o país registrou um novo recorde no número de novos casos diários: quase 98 mil.

O país asiático, o segundo mais populoso do planeta, tem reportado mais novos casos diários do que os Estados Unidos desde meados de agosto e representa apenas um pouco mais de 16% dos casos globais conhecidos.

As mortes registradas na Índia têm sido relativamente baixas até agora, mas mostram tendência de alta. O país anotou mais de mil mortes diárias por dia há duas semanas.

*Com informações da Agência Brasil e Reuters

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp