Covid-19: aumenta para 73 o número de casos confirmados na região

A 17º Coordenadoria Regional da Saúde informou nesta segunda-feira (8) que há 73 casos confirmados do novo coronavírus em sua área de abrangência – do qual Panambi, Condor, Ijuí, entre outros fazem parte. Foram 17 casos a mais do que o confirmado na semana passada – 56 ao todo.

De acordo com o boletim epidemiológico, 23 foram feitos pelo teste padrão (RT-PCR) no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) e 50 por outros métodos. Há também dois óbitos confirmados: em Santo Augusto e Condor.

O município de Ijuí lidera com 29 casos. De acordo com a prefeitura, 21 pacientes são considerados recuperados. Há um caso suspeito aguardando resultado do Lacen.

O boletim informa que o número de casos em Condor aumentou para 11 (3 pelo Lacen e 8 por outros testes). A prefeitura de Condor não se manifestou sobre o caso.

Em seguida, está o município de São Martinho, com 10 casos, seguido por Chiapetta (8), Humaitá (6), Ajuricaba (2), Crissiumal (1), Inhacorá (1), Santo Augusto (1), São Martinho (1) e São Valério do Sul (1).

Apesar da Secretaria Estadual da Saúde ter excluído um dos casos de Panambi do Painel de Coronavírus do RS, a 17ª CRS manteve os dois. Em nota, a coordenadoria se manifestou sobre a decisão:

Quando são apresentados dois laudos com resultados divergentes, o resultado positivo sempre será levado em consideração, pois de maneira geral existe mais casos de falso-negativo do que falso-positivo“, afirma.

Em nova atualização neste sábado, o Distanciamento Controlado classificou a região como bandeira laranja.

De acordo com o Governo do Estado, embora tenha apresentado melhora em três indicadores sobre a propagação da doença, a situação na região de Ijuí se agravou na última semana em outros cinco pontos que são medidos pelo modelo.

Entre elas, a variação do número de novas hospitalizações por Covid-19 (passando de um na semana anterior para cinco nesta semana) e a razão entre casos ativos e recuperados são indicadores que atingiram o grau mais extremo.

A região ainda registrou aumento de novas hospitalizações e na incidência de novos óbitos no comparativo com a população, bem como viu reduzir os leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Covid-19.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp