Covid-19: ao menos 78 testes foram realizados em Panambi

Com o avanço da pandemia da região, empresas tem realizado testes para o novo coronavírus em Panambi. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, pelo menos 78 já foram realizados por laboratórios privados e da rede público. Em todos, o resultado foi negativo.

Destes, cinco são os casos suspeitos registrados no município e que foram descartados pelo Laboratório Central da Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Ainda de acordo com a prefeitura, cerca de 1.500 testes rápidos estão sendo distribuídos entre as empresas de Panambi. O material foi adquirido pelos próprios empreendedores.

O prefeito Daniel Hinnah garante que, se houver um caso confirmado nos próximos dias, a população ficará sabendo. “Nunca é escondida a informação, pelo contrário. Para a população ficar atenta precisa ficar sabendo se existem casos.”

Circulação do vírus

“Existe a possibilidade de que já existam pessoas que tenham sido contaminadas em Panambi. E o lado positivo disso é que, se há contaminados, não chegaram a ser hospitalizados ou nem sintomas apresentaram. Porque as pessoas adquirem anticorpos sem ter chegado a um caso grave”, explica o prefeito Daniel Hinnah em entrevista à Rádio Sulbrasileira.

A tese do prefeito é reforçada com o resultado da pesquisa de terceira rodada do estudo de Epidemiologia da Covid-19 no RS (Epicovid19) divulgada nesta quarta-feira (13/5) pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um total de 24.860 pessoas já pode ter sido infectado por coronavírus no Rio Grande do Sul – número nove vezes maior do que mostram os dados oficiais. 

Em Ijuí, pela primeira vez a pesquisa identificou casos positivos – dois no total – nesta rodada de testes rápidos. Segundo a coordenadora do estudo na cidade, baseando-se na estimativa da pesquisa para o estado – 1 infectado para cada 454 – e considerando uma população de 80 mil habitantes, Ijuí pode ter em torno de 176 casos. 

“Isso demonstra que o vírus está circulando na região, mas não atingiu muitas pessoas ainda. Nos Estado todo, na primeira rodada de testes, foram 2. Na segunda, 6. Na última, 10. Está aumentando, mas não em um nível tão rápido.”

O prefeito também destaca que a pesquisa também detectou anticorpos em 0,22% do total de pessoas testadas. Na etapa anterior, esse índice foi de 0,13%, e no primeiro levantamento, há um mês, de 0,05%.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp