Coronavírus na Água?

Texto e foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Panambi

Sim, o corona vírus tem veiculação hídrica. Análises de laboratório apontam veiculação no esgoto. Na capital do RS, Porto Alegre, isto já está sendo monitorado e nos próximos meses a Secretaria Estadual de Saúde estará ampliando esse monitoramento para o interior do Estado.

A boa notícia é que o novo coronavírus é extremamente sensível ao cloro, ou seja, o cloro elimina o coronavírus. Por isso, mais uma vez reforçamos a necessidade de tratamento de água para consumo humano.

Em Panambi, a equipe do Vigiágua, da Secretaria Municipal da Saúde, monitora mensalmente a água fornecida pela CORSAN, a qual tem mantido padrões corretos de cloro na água distribuída.

No interior, abastecido por Soluções Alternativas Coletivas (poços artesianos), também monitorados pelo Vigiágua, nem todas as comunidades aderiram ao tratamento e por isso estão expostas a esse e outros vírus. As famílias abastecidas por Soluções Individuais (que supre água para apenas uma propriedade) podem retirar hipoclorito fornecido pelo Estado com sua Agente Comunitária de Saúde e tratar a própria água.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp