Coronavírus: 21 casos suspeitos já foram descartados na região

0
20
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

A 17ª Coordenadoria Regional da Saúde informa que, até esta segunda-feira (30), 21 casos suspeitos para coronavírus nos municípios da região foram descartados. Ou seja, os resultados das análises laboratoriais foram negativos para Covid-19.

Até o momento, não há casos confirmados para residentes das cidades pertencentes à 17ª CRS, incluindo Panambi, Ijuí e Condor.

Panambi

Dos pacientes com suspeita de coronavírus, dois (os primeiros casos suspeitos registrados) foram liberados do hospital após realizarem os exames. De acordo com a coordenadora da Vigilância da Saúde de Panambi, Kelly Reis, eles encontram-se isolados em suas residências e sendo monitorados a cada 48 horas pela equipe de saúde. Os dois tem idade acima dos 60 anos e possuem comorbidades (renal e cardíaca).

Já o terceiro paciente, um jovem de 26 anos, segue hospitalizado. “As pessoas que tiveram contato com ele devem manter o isolamento domiciliar”, afirma Kelly em entrevista à Rádio Sulbrasileira. A expectativa é de que até o final de semana a prefeitura receba os resultados.

A coordenadora da Vigilância da Saúde de Panambi destaca para que as pessoas continuem adotando medidas de prevenção – higienização e evitar contato com as pessoas – e ficar em casa. “A orientação é de que as pessoas mantenham o isolamento domiciliar.”

Ela alerta que pessoas com menos de 60 anos também estão sendo infectadas. “Nos estados onde está ocorrendo a maior incidência, está atingindo a população de 30 a 59 anos. Depende também de cada organismo, por isso que é de extrema importância se alimentem bem, ingerir líquido e façam atividades físicas. Medidas que ajudam a sua imunidade a ficar mais resistente”, ressalta.

Veja a entrevista completa com a coordenadora da Vigilância da Saúde de Panambi, Kelly Reis:

https://www.facebook.com/sulbrasileira1320/videos/1252909314899611/