Coordenador da 12° CRS é diagnosticado com coronavírus em Santo Ângelo

A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Ângelo recebeu na manhã desta segunda-feira (4) a confirmação do quarto caso de coronavírus. Trata-se do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Iuri Sommer Zabolotsky, que tem sede no município.

Conforme a prefeitura, o coordenador regional de Saúde relata ter tido contato com o ex-secretário municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Osvaldir Ribeiro de Souza, o Vando, também diagnosticado com Covid-19, na noite da última terça-feira (28).

“Na coordenadoria, todos trabalham de máscaras e realizamos todos os cuidados com a higienização e, no momento que soube da internação do ex-secretário Vando, imediatamente aderi ao isolamento, justamente por ter existido o contato com ele. Não trabalhei mais e me mantive em casa quando apareceram os sintomas”, afirmou o coordenador em nota da prefeitura.

Ele está em tratamento com o infectologista Sergio Jaskulski. Uma tomografia feita no domingo (3) mostrou que o quadro não evoluiu para o pulmão e os sintomas são de uma gripe viral forte. “No momento passo bem, em isolamento domiciliar desde a última quinta-feira”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, pede que quem teve contato com o coordenador nos últimos dias realiza o isolamento durante 14 dias, observando normas de proteção, evitando contato com as demais pessoas do grupo familiar, e caso apresente sintomas procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou qualquer unidade de saúde do município.

“As pessoas que tiveram contato com o paciente deverão permanecer durante 14 dias em isolamento, sempre com o uso de máscaras, luvas e higienização das mãos e, em qualquer sintoma apresentado, como febre, tosse, coriza, dificuldade respiratória, dor de cabeça, entre outros, deverão procurar atendimento médico, urgentemente”, reforça Cavalheiro.

Prefeito em isolamento

O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, suspendeu todos os compromissos de agenda desta semana e está em isolamento domiciliar com a família desde a quinta-feira (30/4) após ter contato com o ex-secretário Vando. Eles se encontraram em visita às obras de modernização do Ginásio Marcelo Mioso, na quarta-feira (29/4). Vando foi diagnosticado positivo pelo Covid-19 pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) no último sábado (2/5).

“Estamos seguindo orientações médicas e adotando medidas de prevenção. Não apresento sintomas, porém os protocolos de saúde orientam para o isolamento domiciliar. É o que estamos fazendo. Vou continuar trabalho em casa, tratando de assuntos de interesse do município, por videoconferência ou telefone”, declarou o prefeito Jacques.

Barreiras sanitárias

Passageiros de ônibus intermunicipais que chegam no município são abordados e preenchem um formulário prestando as informações sobre a origem e o motivo da viagem, se apresentaram sintomas gripais recentemente e é medida a temperatura corporal, realizada pelas enfermeiras da SMS.

A ação é iniciativa do Comitê Temporário de Enfrentamento ao novo Coronavírus (Ctecov) de Santo Ângelo tem realizado barreiras sanitárias na estação rodoviária. Ela tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à COVID-19, Defesa Civil, Brigada Militar e 1º B Com. 

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp