CISA adquire equipamentos para realizar testes do COVID-19

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

O Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – CISA, com apoio dos municípios que compõem este consórcio regional de saúde, adquiriu um equipamento para realização de exames virais, especialmente para ampliar a realização de testes do novo coronavírus – COVID-19.

Conforme já havia sido comunicado pelo prefeito Daniel Hinnah, na última quarta-feira, dia 16/06/2020, o CISA efetuou a entrega à FIDENE/Unijuí do equipamento QPCR, importado dos Estados Unidos, bem como insumos que serão utilizados por parte da Unijuí para a realização de testes do novo coronavírus. O ato foi presidido por parte presidente do consórcio, Celso José Dal Cero, prefeito de Vista Gaúcha/RS e do vice-presidente, Eduardo Buzzatti, prefeito de Pejuçara/RS, bem como representantes da UNIJUÍ, na pessoa do Vice-Reitor de Administração Dieter Rugard Siedenberg e do Professor Dr. Matias Frizzo, Médico Biomolecular.

O investimento realizado por parte dos municípios associados ao CISA foi de aproximadamente R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), sendo que a FIDENE está executando obras de adequação para a instalação desse equipamento e o processamento, inicialmente, será exclusivo para os exames do tipo RT-PCR, atendendo os 41 municípios associados.

O equipamento possibilitará a realização de 30 (trinta) análises por dia e cerca de 10 técnicos irão receber a capacitação para operacionalizar a máquina. Existe a possibilidade ainda de ser adquirido um equipamento extrator de RNA, que poderá aumentar para até 100 testes diários. Segundo as direções do CISA e da FIDENE, após a realização das adequações físicas e dos treinamentos da equipe de profissionais, a previsão de início dos trabalhos será na primeira semana de julho de 2020.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp