Cinco novos casos de coronavírus são confirmados no Estado

Mais cinco pessoas estão com coronavírus no Rio Grande do Sul, informou a Secretaria da Saúde (SES) em boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (16). São cinco homens – quatro residentes em Porto Alegre e um em Caxias do Sul –, todos com histórico de viagem internacional e que não necessitaram de internação hospitalar. Ao todo, o Estado registra 11 casos confirmados de Covid-19.

Veja o histórico dos casos confirmados desde a sexta-feira:

• Homem de 69 anos, residente de Porto Alegre, com histórico de viagem à França.
• Homem de 28 anos, de Porto Alegre, que viajou para a França.
• Jovem de 18 anos, de Porto Alegre, que esteve na Inglaterra e Escócia.
• Idoso de 66 anos que esteve nos Estados Unidos e tem doença prévia cardiovascular.
• Homem de 26 anos, morador de Caxias do Sul, com histórico de viagem para França, Suíça e Espanha.

No Rio Grande do Sul, até a presente data (16//03), foram notificados 346 casos, dos quais 58 são novos em relação ao boletim anterior. Após a confirmação do primeiro caso no RS, na terça-feira passada (10/03), observa-se um aumento considerável no número de notificações.

Entre os notificados, 218 descartados e 120 suspeitos seguem em investigação para COVID-19.

Entre os casos confirmados, suspeitos e descartados, 195 (56%) são do sexo feminino e 151 (44%) do sexo masculino. A faixa estaria com maior número de casos é a dos 20 aos 39 anos, com 155 casos (45%)

A maioria dos pacientes com suspeita possuem entre 20 e 29 anos (25 ao todo) e 30 a 39 anos (32). Entre os casos suspeitos, há um bebê com menos de um ano e seis crianças com 1 a 9 anos de idade.

Entre os casos suspeitos e descartados, os sintomas predominantes foram febre (84%), seguido de tosse
(79%) e coriza (62%) (Tabela 3). Os sintomas respiratórios são os mais referidos.

Ações

Na manhã desta segunda-feira (16/3), o governador Eduardo Leite anunciou medidas para combater a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul, que ainda serão reunidas e publicadas em decreto. As aulas na rede estadual de ensino serão suspensas a partir da quinta-feira (19/3) durante duas semanas, podendo o prazo ser prorrogado, caso seja necessário.

Outras medidas adotadas envolvem a suspensão de eventos do governo do Estado com mais de cem pessoas e a recomendação para que outras realizações com esse porte sejam adiados ou cancelados; a determinação de teletrabralho para servidores públicos estaduais com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas, com algumas exceções, como funcionários de saúde e segurança pública, e o chamamentos de servidores dessas áreas que estejam em férias ou licença conforme a necessidade.

Disque Vigilância

Se houver necessidade de esclarecimentos sobre o coronavírus, a população e profissionais de saúde podem telefonar para o número 150, Disque Vigilância do governo do Estado, assim como o e-mail disquevigilancia@saude.rs.gov.br. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece o Disque Saúde 136, de abrangência nacional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.

Veja os casos registrados por município:

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp