Campanha de vacinação contra gripe começa hoje em todo o país

Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

Em Panambi, a vacinação acontecerá em todos os postos de saúde da cidade, e nesta primeira etapa busca imunizar idosos e profissionais da saúde, que estão na linha de frente no atendimento a população.

Para realizar a imunização, é necessário apresentar carteira de vacinação. O horário de atendimento das salas de vacinação na parte da manhã é 7h 30min às 11h 30min e a tarde das 13h às 17h.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

No Rio Grande do Sul, a estimativa é de que o público-alvo seja de aproximadamente 4,4 milhões de pessoas. A meta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é vacinar 90% dos grupos prioritários.

As farmácias privadas que tiverem interesse e estrutura profissional suficiente poderão aplicar doses da vacina durante o período da campanha. A Portaria da Secretaria da Saúde (SES) número 213/2020, que regula a parceria entre o governo do Rio Grande do Sul e as farmácias privadas, foi publicada na sexta-feira (20/3).   

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sul Brasileira
X