Cães e gatos não transmitem o novo coronavírus

Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), muitas informações falsas estão circulando nas redes sociais. Há, inclusive, a preocupação de que os animais domésticos transmitam o vírus.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou que não há relatos de que animais, como cães ou gatos, possam ser infectados e capazes de disseminar o novo coronavírus. A OMS ressalta que não existe o risco de transmissão de animais de estimação para humanos.

Embora tenha o relato de um caso na China, onde um cão foi contaminado pela sua tutora (que apresentava diagnóstico positivo para a COVID-19), as autoridades ressaltam que trata-se de um caso isolado. Além disso, o animal não adoeceu ou transmitiu a doença.

Não abandone os animais

É importante que a população não abandone seus animais de estimação devido ao medo de contágio do coronavírus. O abandono de animais atualmente é um problema de saúde em todo o Brasil, inclusive em Panambi.

Além disso, cachorros e gatos de rua, que não são vacinados e sem cuidados de saúde, são potenciais transmissores de de outras doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos – raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e outras. Por isso, cuidem da saúde dos seus pets e mantenham as medidas necessárias para evitar a propagação de doenças.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp