9 entre 10 mulheres são assediadas ou incomodadas por meio de ligações e mensagens de celular no Brasil, aponta estudo

Nove entre dez brasileiras são assediadas ou incomodadas por meio de ligações telefônicas ou mensagens, sendo que uma a cada oito recebe conteúdo sexual ou impróprio. É o que revela a nova edição do relatório Truecaller Insights, elaborado pelo Truecaller – aplicativo gratuito que permite detectar e bloquear números indesejados – com base em pesquisa realizada em países como Brasil, Colômbia, Índia, Egito e Quênia. 

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e promover a conscientização sobre o tema, o Truecaller também acaba de lançar uma campanha em vídeo. O material reúne depoimentos reais de mulheres que sofreram com esse tipo de abuso. De acordo com a pesquisa, apenas 8,3% das brasileiras identificam abordagens desse tipo como situações de assédio.

O estudo também indica que esses casos são mais comuns nas regiões metropolitanas. Os Estados mais afetados pelo problema são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. No Brasil, 56% das chamadas de assédio são de origem desconhecida, enquanto 27% são feitas por indivíduos que cumprem pena dentro de presídios. Segundo o estudo, muitos detentos costumam fazer ligações aleatórias quando conseguem acesso a um celular e, ao serem atendidos por mulheres, tentam assediá-las.

Reação ao assédio

Outro aspecto investigado pelo estudo do Truecaller foi a reação das brasileiras nos momentos em que são assediadas, principalmente diante de insinuações com caráter sexual. Segundo a pesquisa, os sentimentos relatados foram: irritação (55%), raiva (46%), medo (14%), ansiedade (13%) e preocupação (9%). Entretanto, apenas seis em cada dez mulheres costumam tomar alguma providência diante do problema.

Entre as mulheres que afirmaram terem tomado alguma medida, 70% bloquearam o número de quem as incomodava, enquanto 53% apenas ignoraram as chamadas e mensagens. Alterar a configuração do telefone para bloquear chamadas desconhecidas foi a opção para 31%. Já 15% pediram ajuda de suas respectivas operadoras. Apenas 6% denunciaram o problema às autoridades.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
 WhatsApp