16º Batalhão de Polícia Militar apresenta programa “Propriedade Segura” para municípios da região

O Comandante do 16º BPM, Major Cedenir Souza da Silva, sediou na tarde de quarta-feira (3), no quartel do batalhão, uma reunião com representantes da Emater/RS-Ascar, onde foi apresentado o programa “Propriedade Segura” a prefeitos e vereadores dos municípios que compõem a área de atendimento. Ao todo, são 14 cidades: Cruz Alta, Tupanciretã, Jari, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Pejuçara, Boa vista do Cadeado, Ibirubá, Selbach, Colorado, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos e Boa Vista do Incra.

A iniciativa busca levar mais segurança às famílias do meio rural, melhorando a efetividade do serviço de segurança pública oferecido aos agricultores pela Brigada Militar.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fabiano Gregório, explica que será feito o registro de todas as estradas do interior em um mapa, que junto com um ponto de referência da propriedade rural, serão transferidos para um equipamento de GPS (Global Positioning System).

Deste modo, toda vez em que a BM precisa atender uma ocorrência, poderá se guiar pelo mapa do GPS, facilitando o trajeto até a propriedade rural.

Para o comandante do 16º BPM, esta ferramenta é de extrema importância e vai possibilitar à polícia mais agilidade no atendimento. “Além da resposta pronta, isso gera uma economia de gastos, principalmente de combustível das viaturas, porque a viatura vai exatamente no local onde ela realmente necessita estar”, avaliou o major.