16% dos leitos de UTI ocupados no RS são por pacientes da Covid-19

Dos 1.206 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo ocupados no Rio Grande do Sul, somente 200 (16,7%) são por pacientes infectados por Covid-19 ou com suspeita.

Os demais, 1.006 (83.4%) atendem pacientes com outros diagnósticos.

É o que aponta os dados do Mapa de Leitos lançado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (6) para monitorar a taxa de ocupação por pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“Como um dos principais números utilizados no nosso modelo é o de taxa de ocupação de leitos, sejam clínicos ou de UTI, nas redes pública e privada, apresento a vocês essa nova ferramenta, que é o monitoramento da capacidade de atendimento, tanto instalada quanto em uso”, afirmou o governador Eduardo Leite em live no Facebook.

O governo adotará diferentes medidas de restrição com base nestes dados. “A taxa de ocupação hospitalar nas redes pública e privada é um dos principais critérios utilizados no nosso modelo de distanciamento controlado.”

Atualmente, há informações de 295 hospitais cadastrados no sistema. São 1.720 leitos ao todo, sendo que 1.206 (70,1%) estão ocupados.

Há também 7.108 leitos destinados para Covid-19 fora da UTI, sendo que 477 (6.7%) estão ocupados por pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.

Além destes dados, o mapa identifica o nível de ocupação por meio de cores: a verde sinaliza que até 60% dos leitos estão ocupados. Já o amarelo até 80%, o vermelho até 100% e roxo mais de 100%. A cor cinza é quando não houver informação.

As cores e o respectivo detalhamento de dados podem ser visualizados em três divisões: a situação geral (média) de todo o do Estado, de cada uma das sete macrorregiões (Metropolitana, Serra, Vales, Sul, Norte, Missioneira e Centro-Oeste) e das 20 Regiões da Saúde, subdivisão que será usada no novo modelo de distanciamento.

Atualmente, quatro das vinte regiões apresentam a cor vermelha: Ijuí, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Capão da Canoa.

Na região de Ijuí, da qual Panambi faz parte, 22 dos 26 leitos de UTI adulto estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 84,6%. No entanto, não há nenhum paciente confirmado ou com suspeito de Covid-19 internado nestas unidades. E dos 26 respiradores disponíveis, 5 (19,6%) estão sendo utilizados neste momento. E dois 312 leitos de internação de Covid-19, apenas 7 (2,2%) estão sendo ocupados por pacientes infectados ou com suspeita.

Além da Panambi e Ijuí, esta região contempla os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Humaitá, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Pejuçara, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova.

Em Passo Fundo, 95 dos 155 leitos de UTI estão ocupados, com taxa de 82,6% de ocupação. Destes, 30%, ou seja, 28 pacientes internados estão infectados ou com suspeita de Covid-19.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp