Digite sua busca

Cultura Geral

Serviço Voluntário em Panambi é Tema da Semana da Pátria

Compartilhar

Neste dia 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado. E o serviço foi apropriadamente escolhido como tema de reflexão para os atos e comemorações cívicas de 2018.

Isso porque no Brasil mais de 35 milhões de pessoas já fizeram ou fazem algum trabalho voluntário. Em Panambi, inúmeros cidadãos atuam desta forma, ajudando a tornar melhor a vida das pessoas.

Podemos citar como exemplos as atividades dos voluntários integrantes de Lions Clube, Rotary Clube, Avocap, Liga Feminina de Combate ao Câncer, grupos das Igrejas e dos clubes esportivos, Leo Clube, Roract Clube, Conselhos Municipais, ACPMS, Conselhos Escolares e APAE.

Voluntário é aquele que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo a diversas atividades, organizadas ou não, de bem-estar social. É um ator social e agente de transformação, presta serviço não remunerado em benefício da comunidade com o intuito de melhorar a realidade local. Assim, há a doação do tempo e do conhecimento de modo solidário para atender as necessidades do próximo ou de uma causa, sem caráter religioso, cultural, filosófico, político ou emocional.

Além dessa temática, algumas pessoas e instituições são homenageadas nesta Semana da Pátria em Panambi, por seus aniversários e principalmente pela relevância de sua atuação na comunidade.

Celia Strücker, é homenageada por dedicar décadas de sua vida ao Grupo de Escoteiros Gustav Kuhlmann; e Sofia Röhle, por relevantes serviços prestados na área da educação, especialmente por sua participação na criação e coordenação da COMIPA.

As instituições homenageadas são as seguintes:

> Colégio Evangélico Panambi (CEP), 115 anos;

> EMEF Mauricio Cardoso, 100 anos;

> EEEB Pindorama, 90 anos;

> Grupo de Escoteiros (GEGK 70), 60 anos;

> EMEF Rui Barbosa, 60 anos;

> Museu e Arquivo Histórico de Panambi (MAHP), 50 anos;

> EMEF Dona Leopoldina, 45 anos;

> CTG Tropeiro Velho, 45 anos;

> Legião Evangélica (IECLB), 40 anos;

> Clube Esportivo Cometa, 35 anos;

> Leo Clube de Panambi, 20 anos;

> Polo da Universidade Aberta do Brasil em Panambi, 10 anos;

> Telecentro,10 anos;

> EMEI Beija Flor, 5 anos.

A Abertura da Semana da Pátria acontecerá no dia 31 de agosto, às 19h30min, na Praça Engenheiro Walter Faulhaber.