Digite sua busca

Destaque Geral Publicar no APP Saúde

Secretaria Estadual da Saúde confirma primeiro caso em 2019 de dengue contraída em Panambi

Compartilhar

O Rio Grande do Sul confirmou ontem, o primeiro caso autóctone de dengue em 2019. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs), a doença foi contraída em Panambi. Em 2018, não foi registrado nenhum caso deste tipo no município. Outros dois casos que tiveram resultado positivo nos exames de Laboratórios privados, aguardam o resultado oficial do Laboratório Central do Estado.
Além de Panambi, outros três casos de dengue também foram confirmados: em um morador de São Luiz Gonzaga e dois em Sete de Setembro. As pessoas contraíram a doença em viagens a outras regiões do país.
Conforme o CEVs, nos quatro casos confirmados, os municípios já iniciaram ações de bloqueio. Houve aplicação de larvicida em um raio de 300 metros das residências onde ocorreu registro da doença, além da busca ativa de focos de larvas do inseto. Para o reforço nas ações de controle ao vetor, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou, nesta semana, o repasse de R$ 2,4 milhões para 232 municípios com risco maior de infestação.
As autoridades reforçam o pedido para que a população tenha cuidado nos meses de maior calor, já que é nesta época do ano em que há maior proliferação do mosquito Aedes aegypti e incidência das doenças causadas por ele.

Tags:

Próxima notícias