Polícia Civil interdita clínicas geriátricas clandestinas e resgata 18 idosos na Capital

Policiais da equipe da Delegacia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre cumpriram nesta semana mandados de busca e apreensão em duas clinicas geriátricas clandestinas situadas na zona sul de Porto Alegre.

Em um dos locais, foram encontrados 18 idosos vivendo de modo degradante, dormindo em camas com urina, fezes, feridas abertas, total falta de higiene e cuidados básicos, sem alimentação suficiente para todos, estando alguns amarrados sem nenhuma prescrição médica para tal.

Diante da gravidade da situação, a autoridade policial reuniu-se emergencialmente para solicitar apoio dos serviços de fiscalização e acolhimento da Prefeitura de Porto Alegre, sendo deflagrada operação conjunta da Delegacia do Idoso e Secretaria Municipal de Segurança Pública, para resgate dos idosos e interdição imediata do local com apoio de equipe da Volante da Polícia Civil, Samu, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Fasc.

Ao todo, 18 idosos foram resgatados e levados a hospitais ou acolhidos pela Fasc, o local foi esvaziado e interditado e o proprietário preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos e cárcere privado, sendo conduzido ao sistema prisional.