Panambi será uma das sedes das provas do Encceja


As inscrições para a prova que substitui o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio foram abertas ontem e seguem até as 23h59 do dia 18 deste mês. Para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é preciso fazer o cadastro pela internet no endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso.
Em janeiro, o Ministério da Educação anunciou mudanças no Enem. A partir deste ano, o exame nacional não terá mais como uma de suas funções a certificação de conclusão do Ensino Médio. Até 2016, candidatos com 18 anos ou mais poderiam usar a nota nas provas para conseguir o certificado.
A justificativa do MEC para retomar o Encceja, que não tinha aplicação de provas desde 2014, é a necessidade de ter um exame específico para a certificação. De acordo com o governo, menos de 10% dos candidatos conseguiram o certificado pelo Enem.
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal. Também é usado para obter a certificação para o Ensino Fundamental. Para isso, é preciso ter pelo menos 15 anos. Para o Ensino Médio, o candidato precisa ter 18 anos completos na data de realização da prova, marcada para 22 de outubro.
Para se inscrever o interessado deve informar o número do CPF, e-mail e celular válidos. A participação é gratuita.
O exame que terá Panambi como uma das cidades sedes e, ocorre no dia 22 de outubro, terá quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Para obter o certificado o participante deve fazer, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento.

Comentários