Meteorologia emite Alerta Laranja para o Rio Grande do Sul


Os dois órgãos de meteorologia de abrangência nacional, o CPTEC e o INMET, emitiram alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul a partir de hoje (13). Conforme os institutos, há possibilidade de ventania e tempestades com raios e chuva intensa no Estado até sexta (14).
O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) aponta haverá condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade em todo o Oeste do Estado. A instabilidade pode ser acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento.
A situação de atenção prossegue por toda a quinta-feira (13), conforme o CPTEC.
Já na sexta-feira (14), há possibilidade de pancadas de chuva, rajadas de vento e pontuais acumulados expressivos de precipitação. Há risco de queda de granizo e de descargas elétricas em parte do Centro, Noroeste e Norte gaúcho. O alerta é válido até o fim do dia.
Por sua vez, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta grau de perigo para tempestades em toda a parte Oeste do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. São esperadas pancadas de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
O órgão também alerta para ventos intensos, entre 60 a 100 Km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso expira às 10h da manhã de quinta, mas pode ser prorrogado.
Para Panambi, a expectativa é de que a chuva chegue na tarde de hoje. A previsão ´para esta quinta-feira é de precipitação em torno de 20mm. Para amanhã são esperados outros 25 mm de chuva na Cidade das Máquinas