Mais de 500 participaram do projeto Corridas Unimed em Ijuí

Corredores profissionais, amadores e iniciantes participaram no domingo (19) da etapa de Ijuí do projeto Corridas Unimed. Estavam inscritos mais de 500 atletas de diferentes regiões do Estado, incluindo Panambi, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Horizontina, Ibirubá, Cerro Largo, Três de Maio, Guarani das Missões, Boa Vista do Cadeado, Giruá, Entre-Ijuís, Alecrim, Braga, Júlio de Castilhos, Santa Maria e até duas corredoras dos Estados Unidos, que atualmente residem em Ijuí.
Esta também foi a sexta etapa do 8º Circuito Regional de Corridas de Rua. O evento foi promovido pela Unimed Noroeste/RS em parceria com o Clube de Corredores de Ijuí, com apoio da Sicredi das Culturas RS/MG e do Poder Executivo municipal. O Corridas Unimed foi realizado a partir do Complexo Poliesportivo e movimentou a cidade nos percursos de 2 quilômetros na categoria Estudantil e 5 quilômetros na Adulto. Atletas da Mirim completaram 600 metros na própria pista.
Os primeiros colocados na categoria Geral Masculino foram Luan dos Santos Gonçalves (1º lugar), de Ijuí; Ricardo Rudek Sobucki (2º lugar), de Santo ngelo; Jean Oliveira da Silva (3º lugar), de Cerro Largo; Everton Dorneles Nascimento (4ºlugar), de São Luiz Gonzaga; e Matias Amaral (5º lugar), de Ijuí. Na categoria Geral Feminino destacaram-se Josiane de Fátima Anhaia (1º lugar), de Ijuí; Suelen Oliveira Taieti (2º lugar), de Santa Rosa; Roberta Furlan (3º lugar), de Ijuí; Danieli Miranda Dornelles (4º lugar), de Ijuí; e Liliana Lubschinski (5° lugar), de Santa Rosa.
“Fiquei feliz em ver que Ijuí tem um evento de saúde para a comunidade. Quis participar”, relata Laura Gilbert, corredora dos Estados Unidos, que durante este ano reside em Ijuí por ser bolsista do Programa Fulbright, através da Unijuí. Laura conta que a participação em corridas já é uma prática adotada em sua vida. “Nos Estados Unidos participei em duas provas de 21 quilômetros e várias outras com distâncias mais curtas. Comecei correr faz dois anos e queria continuar o hábito aqui no Brasil. Já fiz outras provas no Rio Grande do Sul, uma de 7 quilômetros em Santa Maria e outra de 21 quilômetros em Porto Alegre”. Quanto a competição da Unimed, aponta que teve por objetivo participar da corrida e “apreciar o ambiente e a comunidade”. Marykate Melanson é a outra atleta dos Estados Unidos que participou da prova, classificando-se em 2º lugar na categoria entre 20 e 24 anos (Feminino).
O presidente do Conselho de Administração da Unimed Noroeste/RS, médico Reimar Bock, destaca a adesão da comunidade ao projeto que estimula a prática de atividade física como fator de promoção à saúde e qualidade de vida. “Para além da competição foi possível perceber o número de adeptos, de todas as idades, a esta modalidade de esporte e o quanto estimulam especialmente a participação das crianças. Agradecemos a estes, a comunidade que foi prestigiar e também as importantes parcerias com as instituições. Tudo isso fez do Corridas Unimed um excelente evento”, aponta.
Atenção à saúde
Como atividade paralela a prova, a Unimed Noroeste/RS realizou momento de integração dos pacientes atendidos pelo setor de Medicina Preventiva, através do Programa de Atenção Integral à Saúde. Orientados por equipe da área, o grupo realizou caminhada e alongamentos e fez conversa sobre a importância da atividade física.