Digite sua busca

Destaque Publicar no APP Variedades

Hoje é o Dia do Assistente Social

Compartilhar

Neste dia 15 de maio, comemora-se o dia do Assistente Social. Essa é uma profissão que vem se transformando ao longo dos anos. A profissão não contribui apenas no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade mais justa e igualitária e na emancipação e autonomia do sujeito.
O Serviço Social é uma profissão que foi regulamentada no Brasil em 1957. Posteriormente, em 1993, a Lei que regulamenta a função sofreu alterações. O objetivo foi de adequar a legislação aos avanços da atuação profissional. A profissão surgiu nos anos 30, no Brasil, sob a influência da igreja católica. A sua finalidade era de atender a classe operária em suas novas demandas no início do processo de industrialização.
O Serviço Social traçou sua trajetória de atuação, a princípio, com características ligadas à filantropia e ações religiosas. Gradativamente, com a evolução do processo histórico e a partir das exigências do campo de atuação e de uma formação mais qualificada, o perfil profissional passou por uma transformação teórica e metodológica. Assim, rompeu com o conservadorismo e, desde então, é uma profissão que vem se destacando no mercado de trabalho. Hoje, o assistente social é um interventor nas políticas públicas e sociais.
O Assistente Social é o técnico capacitado para planejar e executar projetos e ações na área social, visando a promoção da qualidade de vida e o exercício dos direitos sociais.
De acordo com o prefeito Daniel Hinnah , o quadro funcional da prefeitura municipal de Panambi conta com 13 profissionais que atuam na área de Saúde, Assistência Social, Educação e Recursos Humanos e vêm realizando um trabalho sério, pautados na ética e competência, sem jamais perder de vista que um futuro promissor e justo se constrói hoje, a partir de cada uma de nossas ações cotidianas.

Tags: