Exame descarta primeiro caso suspeito da gripe H1N1 em Panambi


Departamento de Vigilância Epidemiológica da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Ijuí, afirma que resultado do exame feito em Porto Alegre para confirmar teste que detectou o primeiro caso suspeito de H1N1 ou Gripe A, em Panambi deu negativo. Trata-se do caso de um jovem de 25 anos, que estava sendo atendido em um hospital de Ijuí.
Segundo a chefe do departamento de epidemiologia da 17ª CRS com , enfermeira Lisete Knorst, o jovem estava com gripe, mas causada por outro tipo de vírus que não o Influenza H1N1.
Por sua vez, a chefe do setor de Epidemiologia da secretaria da Saúde de Panambi, enfermeira Vania Piaia Abreu, alertou que, mesmo o caso suspeito de Gripe A ser descartado em Panambi, o vírus da doença está em circulação pelo Estado, por isso a necessidade ainda maior de vacinação. Na média geral, em Panambi, a imunização contra a gripe está abaixo de 70%, dentre os grupos de risco, índice considerado baixo. A campanha de vacinação termina nesta. Sexta-feira, dia 26 de maio, com imunização gratuita para as pessoas que integram os grupos prioritários, junto aos postos de saúde do município.
Enfermeira Vania reforça que a vacinação não evita que a pessoa contraia a gripe, mas visa reduzir significativamente o desenvolvimento de complicações. Lembra que, com a chegada do período mais frio existe a necessidade de hábitos de prevenção, começando pela higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, bem como a atenção para manter os ambientes mais arejados