Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul homenageia o Ex-Prefeito Miguel


O Salão Imperatriz do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael recebeu lotação máxima para a abertura oficial da “Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2017”, no final da manhã de terça-feira, 8 de agosto. Reunindo praticamente todos os 800 participantes do evento, os 30 trabalhos expostos representam iniciativas em saúde realizadas com sucesso pelos municípios do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).

A edição de 2017 da Mostra homenageia Miguel Schmitt-Prym, que foi o 1º presidente do COSEMS/RS, ainda quando a entidade se denominava Associação dos Secretários e Dirigentes de Saúde do Rio Grande do Sul (ASSEDISA) e recebe seu nome na premiação. Foram recebidos 72 experiências de 32 municípios gaúchos. Desta lista, saíram os 30 selecionados para a Mostra, representando 25 secretarias.
O presidente do COSEMS/RS, Diego Espindola, deu boas-vindas a todos os participantes e explicou a homenagem realizada ao ex-prefeito de Panambi, Miguel Schmitt Prym, que inspirou os demais presidentes e diretoria da COSEMS em toda a sua trajetória, nas duas passagens em que esteve no comando das atividades. Para Espindola, Prym carregava a saúde pública nas veias, deixando um grande legado de valorização no sentido de qualificação das gestões e atendimentos da saúde.

O Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul conta com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).