Código de Defesa do Consumidor completa 28 anos


Hoje, dia 11 de setembro o CDC – Código de Defesa do Consumidor completa 28 anos, um relatório dos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (SDE) – PROCON em 2018 foi gerado e demonstra o grande número de pessoas idosas, vulneráveis que são atendidas e representam 56,87% dos atendimentos na faixa etária a partir dos 51 anos de idade.

Quanto a listagem de reclamações, observa-se que:

1º Serviços essenciais, com 41,64% das reclamações, representados pelas empresas operadoras de telefonia;
2º Assuntos financeiros, com 31,59% das reclamações, o que engloba problemas de origem financeira, seja endividados, juros ou cobranças indevidas;
3º Produtos, com 11,90% das reclamações, se referem a compras ou assistências de produtos que necessitaram da intervenção do PROCON para sua solicitação;
4º Serviços Privados, com 11,47% das reclamações, que em Panambi são em sua maioria reclamações de serviço de televisão por assinatura e divergências nos serviços de internet.
A soma dos valores recuperados nos atendimentos realizados até a presente data, correspondem a R$ 502.381,02, dinheiro este que após os procedimentos retornou ao consumidor, ou deixou de ser pago pelos reclamantes. Lembrando ainda que muitos procedimentos não envolvem valores monetários, por tratarem-se de procedimentos, onde o reclamado não corresponde a uma cobrança, e sim ao cancelamento de um determinado serviço, e nesses casos os procedimentos realizados não possuem valores monetários envolvidos, mas sim valores imateriais que são de grande relevância para quem procura o PROCON.
O PROCON Municipal faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental da Prefeitura Municipal, e seus serviços são disponibilizados para moradores de Panambi ou consumidores que tenham realizado suas operações comerciais com as empresas de Panambi.
O endereço de atendimento é junto a SDE na Rua Hermann Meyer, 43, 1ª andar, centro de Panambi. Maiores informações poderão ser obtidas junto ao telefone 3375 8090.