Digite sua busca

Destaque Publicar no APP Variedades

Aumentam casos de dengue e de focos do mosquito Aedes aegypti em Panambi

Compartilhar

Números atualizados apontam 6 casos de dengue confirmados em Panambi e dois casos suspeitos estão sob análise do Laboratório Central do Estado.
Informação é da coordenadora do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Vânia Paia Abreu, destacando que, os dois últimos casos confirmados são importados, um de um paciente que veio de outro Estado e outro, trata-se de uma paciente que contraiu a dengue em uma cidade da região.
Os demais quatro casos que já haviam sido confirmados são autóctones, ou seja, os pacientes contraíram a doença no município.
Enfermeira Vânia informou que os agentes ambientais estão realizando novo Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa), e os primeiros resultados são assustadores. Disse que, em apenas uma residência, os agentes ambientais encontraram 10 focos do mosquito aedes aegypty, que além da dengue é o transmissor da chikungunya e da Zika.
O último levantamento apontou o Índice de Infestação Predial (IIP) de 4,8% o que é considerado pelo Ministério da Saúde como risco de surto, mas, os resultados preliminares do atual LIRAa indica que o percentual deve subir muito.
A coordenadora do setor de epidemiologia diz que, o controle do mosquito aedes aegypty depende basicamente da população . Dentre as prevenções estão : Evitar água parada. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris, furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água. Não acumular latas, pneus e garrafas. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos e não cultivar plantas aquáticas.

Tags:

Leia também

Comente esta notícia

Your email address will not be published. Required fields are marked *