Digite sua busca

Política Política Local

Atenção para quem não votou nas ultimas eleições

Compartilhar

O prazo para quem não votou nem justificou a falta em pelo menos três votações seguidas regularizar sua situação é até 6 de maio. Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um Cartório Eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência. Para somar as três faltas, são contados também os turnos de votação. Neste caso podem terão o título cancelado se não regularizarem a situação, eleitores que não votaram na eleição municipal de 2016 e no pleito geral nos dois turnos em 2018.
Segundo o Chefe do Cartório da 115ª Zona Eleitoral com sede em Panambi, são 225 eleitores em situação irregular nos quatro municípios de sua área de ação. São 118 em Panambi, 59 em Condor, 37 em Santa Bárbara do Sul e outros 11 eleitores de Saldanha Marinho.
Maciel explicou que os nomes dos faltosos começaram a ser divulgados em 20 de fevereiro e podem ser consultados nos cartórios eleitorais de todo o país. O prazo para a regularização vai até 6 de maio.
O cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas. A pessoa fica, por exemplo, impedida de obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público e/ou de participar de concorrência pública ou administrativa estatal.
O faltoso fica ainda impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.
Ainda, de acordo com Maciel Gaspar Klock, não terão os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida os portadores de deficiência a quem seja impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.
A 115 ª Zona Eleitoral é presidida pelo Juiz eleitoral doutor Fabiano Zollet Bau, está localizada na Rua Barão do Rio Branco 452 em Panambi e atende de segunda a sexta-feira das 12h ás 19h.

 

Comente esta notícia

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próxima notícias