Digite sua busca

Destaque Publicar no APP Variedades

As diferenças entre o Pronto Socorro e o Posto de Saúde

Compartilhar

Secretaria Municipal da Saúde de Panambi esclareceu que, apesar de constituírem serviços relacionados a saúde utilizados diariamente pela comunidade, ainda há dúvidas sobre a diferença entre o serviço prestado pelo Pronto Socorro e pelos Postos de Saúde.
O Pronto Socorro atende situações de urgência, que podem colocar vidas em risco: paradas cardiorrespiratórias, AVCs (derrames), infartos (dores no peito), acidentes de trânsito, acidentes com animal peçonhento, ferimento por arma de fogo ou arma branca, politrauma (fraturas), queimaduras graves, intoxicações e tentativas de suicídio.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou Postos de Saúde, como são conhecidos, têm a função de cuidar da saúde diária da população, na atenção primária: consultas de rotina, dores de garganta, cabeça, ouvido e coluna, vômito e diarreia, febre baixa, além de realizar injeções, fazer curativos, retirada de pontos, renovações de receitas e encaminhamentos para especialistas. Os ESFs são formados por equipes multiprofissionais que devem ser a referência de saúde para os cidadãos. Contam também com profissionais de saúde bucal e agentes comunitários, que estabelecem um vínculo mais próximo das famílias abrangidas em cada região.
O esclarecimento sobre essas diferenças é importante, pois dirigir-se à unidade de saúde correta resulta, não apenas em um melhor atendimento, mas, também, na diminuição de filas e do tempo de espera, um problema enfrentado frequentemente pela comunidade.
O pronto socorro atende 24 horas por dia, mas deve ser referência, preferencialmente, para situações de urgência e emergência. Já os postos de saúde (ESF) atendem das 7h 30min as 11h 30min e das 13h as 17h, e são o local adequado para a atenção à saúde básica, onde cada cidadão tem sua referência para atendimento de saúde de rotina.

Tags:

Próxima notícias