Alerta para o calendário básico de vacinação


O calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde passa por constantes alterações, de acordo com dados epidemiológicos de sua população, nas diferentes faixas etárias e gênero.
Neste ano de 2017, foi acrescida no grupo dos adolescentes as vacinas Meningocócica C para meninos e meninas entre 12 e 13 anos em dose única e a vacina contra o HPV para os meninos entre 11 e 14 anos. Para as meninas já constava no esquema básico e continua entre 9 e 14 anos, esta com esquema de duas doses, sendo a segunda dose 6 meses após a primeira, completando assim o esquema.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Panambi, reforça a importância de todos adolescentes que estão nessa faixa etária e que ainda não se vacinaram, procurar sua unidade de saúde de referência para receber a vacina.
A coordenadora Municipal do Programa de Imunizações, enfermeira Vânia Piaia Abreu, lembra que os meninos e meninas devem levar junto o cartão do SUS e o cartão de vacinas.
A procura pela realização destas vacinas está baixa no município, por isso há uma preocupação de que os pais fiquem atentos ao Calendário Vacinal e procurem sua unidade de saúde para obter informações.